A Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros iniciou, há pouco mais de uma semana, o processo de cadastramento e quitação da anuidade 2022. Conforme definido em seu Estatuto, pode associar-se “qualquer pessoa física, nacional ou estrangeira, no pleno gozo de seus direitos civis e políticos e que atenda ou tenha atendido a condição de ser ou ter sido regente de coro ou trabalhar ou ter trabalhado em área afim.” A ideia é incluir pianistas, preparadores (as) vocais, arranjadores (as) e compositores (as), na ativa ou aposentados (as).
A ABRACO nasceu com a missão de congregar aqueles (as) que trabalham nesse campo e colaborar com o desenvolvimento da regência e do canto coral. Para isso, pretende assinar acordos de cooperação técnica, publicar periódicos e partituras, bem como organizar congressos. Uma das metas da entidade é atuar ao lado de instituições que possam oferecer formação continuada, seja com cursos de capacitação de curta, média ou longa duração, seja no âmbito da pós-graduação. No site do órgão, o Fórum é um espaço permanente para troca de experiências e conhecimentos em tempo real. Ainda este ano, lançaremos uma revista que abordará temas relevantes e contemporâneos. O diálogo com o poder público também está na ordem do dia e será fundamental para a implementação de ações que permitam o incremento da atividade coral, uma das mais populares em nosso país. A aproximação com outras associações, a exemplo da Associação Brasileira de Educação Musical e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, será também relevante para a consolidação das nossas iniciativas.
O processo de filiação é bem simples: 1) acesse o site e registre-se; 2) efetue o pagamento da anuidade; 3) confirmado, o usuário terá acesso a uma seção reservada, que tem sido atualizada constantemente. Caso tenha alguma dúvida, veja esse vídeo. Os (as) sócios (as) terão acesso à conteúdos e descontos exclusivos e estarão em contato com um rede de profissionais do Brasil e do mundo, pois a nossa corporação é uma das fundadoras da International Federation for Choral Directors Association (IFCDA), formada por representantes dos cinco continentes.
Filiar-se à Nova ABRC-ABRACO é, portanto, confiar na força do movimento coletivo organizado; é investir na proposição de políticas que favoreçam o crescimento e o reconhecimento da área e daqueles (as) que nela atuam; é estimular a expansão do mercado de trabalho, instigando a criação de novos empregos e carreiras; é colaborar com a difusão e a preservação da música coral brasileira, contemplando grupos, repertórios, maestros e maestras, compositores (as) e arranjadores (as); é acreditar, acima de tudo, no poder da arte e da educação para a construção de um mundo mais justo, humano, amoroso e polifônico. E aí, vamos abraçar a ABRACO?
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário