Durante a assembleia geral do conclave, aprovamos os nomes das universidades que irão sediar o evento nos próximos dois anos. Em 2019, será na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, e em 2020, aqui, na UFCG. Lançamos a nossa proposta baseados em vários aspectos. Inicialmente, a localização da cidade facilitará a participação de um grande número de pesquisadores, professores e estudantes dessa parte do país. Atualmente, no Nordeste, temos cursos de Música, no âmbito da graduação e da pós-graduação, em várias universidades federais, incluindo UFMA, UFPI, UFC, UFCA, UFRN, UFPB, UFCG, UFPE, UFAL, UFS e UFBA; em algumas estaduais, dentre as quais UEMA, UECE, UERN e UEFS; e em vários institutos federais e instituições privadas. No caso específico da UFCG, nosso quadro docente conta com dezessete professores, 150 alunos regularmente matriculados na Licenciatura e no Bacharelado, além de vários grupos instrumentais e vocais, formados por docentes e discentes, todos com ampla atuação no cenário nacional e internacional.
O trigésimo encontro anual da ANPPOM, na UFCG, servirá para expandir, e ao mesmo tempo interiorizar e fortalecer, as ações da organização. Nos últimos cinco anos, os congressos foram realizados em São Paulo-SP (2014), Vitória-ES (2015), Belo Horizonte-MG (2016), Campinas-SP (2017) e Manaus-AM (2018). A experiência que temos na realização de eventos artísticos e acadêmicos e o apoio da administração superior da Universidade Federal de Campina Grande foram determinantes para a nossa propositura.
Finalmente, à semelhança do Festival Internacional de Música (FIMUS), que colocou Campina Grande na rota da música de concerto do país, a realização deste evento na Rainha da Borborema contribuirá para fortalecer nossas ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão e será fundamental na implementação e consolidação da pós-graduação em nossa instituição, inserindo, deste modo, a UFCG no grupo dos grandes centros de pesquisa musical do Brasil.
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
2 comentários:
Mais uma vez, de diversas vezes: parabéns pelo espírito empreendedor. São pessoas assim que fazem a diferença. Parabéns!
Querido Luciênio, você é parte dessa história e desse projeto. Obrigado pelo apoio. Vamos adiante.
Postar um comentário