domingo, 22 de abril de 2018

Os cursos de Música da UFCG

A Licenciatura e o Bacharelado em Música da Universidade Federal de Campina Grande foram criados em 2008, por meio do programa REUNI. As primeiras turmas entraram no semestre 2009-2. Anualmente, oferecemos quarenta vagas, sendo trinta para a Licenciatura e dez para o Bacharelado, que tem ênfase em Composição, Regência, Canto, Produção Musical e Práticas Interpretativas, esta última contemplando Violão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Clarinete, Tuba, Trombone e Bombardino. O corpo docente conta com dezesseis professores, dos quais oito são doutores, sete são mestres e um é especialista, todos com ampla experiência e formação, no Brasil e no exterior.

Os cursos têm duração de quatro anos. Neste período, o aluno, além de cursar matérias teóricas e práticas, participa de diversos projetos, programas e conjuntos, dentre os quais UFCG Brass, Cordas e Sopros, Big Band, Orquestra de Câmara, Orquestra de Violões e os seis coros ligados ao CanteMUS - Laboratório Coral da UFCG (Coro Infanto-Juvenil, Coro Feminino, Coro Masculino, Coro Intergeracional, CorUNAMUS e Coro de Câmara de Campina Grande). Esses conjuntos instrumentais e vocais têm se apresentado em diversos eventos artísticos e culturais no país, nos Estados Unidos e na Europa.

No que diz respeito à investigação científica, temos três equipes de trabalho: 1) Herança Cultural: patrimônio, memória, identidade e representação; 2) Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música (GRUNAMUS); e 3) Grupo de Pesquisa Musical Aplicada (MUSAP). Os resultados das pesquisas realizadas em tais núcleos têm sido apresentados em congressos promovidos por entidades como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), International Federation for Choral Music (IFCM) e International Association for Semiotic Studies (IASS). O Festival Internacional de Música de Campina Grande, fruto da parceria entre a UFCG, a UEPB e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, tem permitido a interação dos nossos alunos com nomes de referência na área. Alguns deles, por conta desse contato, ganharam bolsas de estudos em universidades norte-americanas. De modo geral, os alunos concluem os cursos no prazo mínimo, inserindo-se imediatamente no mercado de trabalho e/ou na pós-graduação. Atualmente, cerca de vinte egressos já estão em programas de Mestrado e Doutorado.

Almejamos a excelência e a ampliação das nossas ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Neste sentido, e para marcar a nossa primeira década de existência, estamos trabalhando na criação da Unidade Acadêmica de Música (UNAMUS) e na atualização do currículo, à medida que aguardamos a aprovação da proposta de um novo Mestrado Profissional em Música, já submetida à CAPES, e que irá preencher uma lacuna importante na região, ratificando que estamos no caminho certo. Para mais informações, visite nosso site.

Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)

2 comentários:

Unknown disse...

Ameiii!

Unknown disse...

Estou trilhando os caminhos para em breve ser aluna da graduação em Música na UFCG! Com a graça de Deus!

Postar um comentário