O primeiro Festival Internacional de Música de Campina Grande (www.fimcg.com) foi um sucesso. Ao todo, realizamos oito concertos, sendo seis com o corpo docente e dois com a participação dos alunos. A plateia que compareceu ao Centro de Convenções teve a oportunidade de ouvir mais de cinqüenta obras, destacando-se, neste cenário, as peças contemporâneas para diferentes formações instrumentais. Nesta primeira versão, recebemos vinte e cinco alunos, que vieram de diferentes estados brasileiros, dentre os quais Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Piauí. Estes alunos, quase todos inseridos na graduação e/ou pós-graduação em música e com ampla atuação no mercado profissional, tiveram, durante aquela semana, a oportunidade de trabalhar com excelentes músicos, elucidando dúvidas, aprimorando a técnica, ampliando o repertório, estabelecendo metas para o futuro.
A realização deste festival só foi possível porque a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, desde a concepção do projeto, somaram as forças, viabilizando os recursos materiais e financeiros necessários para a consecução deste relevante acontecimento artístico, educativo e cultural. É certo que sem o apoio da TV Itararé, da Campina FM e da fábrica Pianos Chateaubriand, dentre tantas outras empresas locais que também nos ajudaram, não teríamos atingido nossas metas nem logrado êxito neste empreendimento. Outro aspecto positivo é que os alunos e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG) se envolveram ativamente no evento, ajudando na sua produção e organização, assim como participando das atividades pedagógicas e artísticas.
Com esta promoção, evidenciamos a existência de um mercado para a música de concerto na região polarizada pela cidade de Campina Grande. É preciso lembrar que o evento foi realizado na primeira semana de junho, época na qual todas as atenções da mídia e das instituições públicas e privadas se voltaram para o Maior São João do Mundo. No entanto, recebemos apoio e tivemos uma média de quatrocentas pessoas por noite nas dependências do Centro de Convenções, números que foram superados no encerramento, quando acomodamos quase mil espectadores naquele auditório. A venda dos CDs de alguns dos grupos e artistas participantes e o interesse das pessoas em receber informações sobre as atividades da UAAMI ratificam a premissa de que o futuro do recém nascido curso de Música da UFCG é bastante promissor.
Agora estamos fazendo a avaliação e preparando o DVD com os melhores momentos do Festival e que será distribuído no Brasil e no mundo. Felizes com o excelente trabalho realizado por toda a equipe, a dedicação dos alunos, a receptividade do público e os resultados obtidos, agradecemos a todos pela colaboração direta e indireta e esperamos encontrar novos parceiros para a realização dos nossos próximos projetos.
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
domingo, 13 de junho de 2010
Search
Quem sou eu

- Vladimir Silva
- Sou paraibano, natural de Campina Grande. Fui seduzido pela arte, pela música e pela literatura há muito tempo. Atualmente, leciono nos cursos de graduação e pós-graduação em Música da UFCG e da UFPB. Sempre estou aqui e acolá, regendo e cantando, ensinando e aprendendo, ouvindo e contando histórias. Meu perfil profissional completo pode ser acessado na Plataforma Lattes (CNPq): http://lattes.cnpq.br/5912072788725094
Um comentário:
Stella Junia diz
Parabéns!!!
No sábado, eu Zezé comentamos sobre o festival, e ficamos imaginando o sucesso que teria sido.
Vejo que sim.
abraços!
Postar um comentário