Seguindo o roteiro, nos arrumamos e começamos a apresentação. Os textos das canções falam dos múltiplos sentidos da primavera: celebração, acolhimento, respeito, agradecimento, superação e renascimento. A platéia, que havia aprendido alguns dos refrães, cantou em conjunto conosco, transformando aquele momento, tão simples e intenso, em algo inesquecível.
Ao término da apresentação, ouvi diferentes relatos. Algumas pessoas destacaram a importância do evento para as crianças e para os intérpretes; outras falaram sobre o poder transformador da música e sobre a necessidade de oferecer à comunidade atividades variadas, similares àquela que havíamos realizado. Senti que a felicidade estava ali, presente, porque, no ar, pairava uma sensação de plenitude, graça, paz. A experiência, mais que relevante, foi transformadora. Saímos de lá com a certeza de que não éramos mais os mesmos. Parece que os alunos perceberam que aquilo que eles estudam e apreendem na universidade só tem sentido e só é validado na medida em que está sendo aplicado na prática, ajudando a modificar o cidadão e o seu contexto sócio-cultural. E para mudar é preciso querer mudar, ter iniciativa, indicar caminhos, sugerir alternativas, corrigir desvios, ter garra e força.
São estas atitudes proféticas que renovam as nossas esperanças, ampliam os nossos limites, nos convidam à ação, porque como artistas, músicos, professores precisamos manifestar, anunciar, pensar, antever, crer e trabalhar pela construção de um mundo novo, mais humano, justo, solidário, repleto de arte, música e vida. Naquela tarde ensolarada, (re) vivemos a experiência da primavera de forma real e verdadeira. Cantamos o viver, o existir, o amor. Nossos sorrisos e lágrimas ignoraram o calor e refrescaram a terra que semeamos com nossos sonhos e desejos e de onde nascerão novas flores, novos homens, novos versos, novas canções.
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
8 comentários:
Com certeza, trabalhar com crianças é sempre gratificante. E em especial, trabalhar a música que mexe em diversos aspectos do ser. Do orgânico ao imaginário.
Agradecemos por vc compartilhar de tal momento com todos nós.
Abraços, paz, luz e bem.
Thúlio
"(..)aquilo que eles estudam e apreendem na universidade só tem sentido e só é validado na medida em que está sendo aplicado na prática, ajudando a modificar o cidadão e o seu contexto sócio-cultural."
Essa é a melhor parte da música: a transformação de vidas para melhor.
Parabéns, Vladimir.
Querido Vladimir,
parabéns pelo blog, por mais esse espaço de encontro, conhecimento e enriquecimento de idéias. Você sempre acrescentando a todos com seu saber e inventividade. Vida longa ao blog!!
Com a admiração e carinho de sempre,
Vitória Mota
Vladimir
obrigada por nos convidar a acessar o seu blog.
Que todos os seus convidados sintam esse prazer de conhecer o seu empolgamento com o trabalho que realiza.
Certamente todos aqueles que aproveitam do seu trabalho são canais entusiasmados e dinâmicos na divulgação dos frutos gerados por ele em benefícios de muitos.
Que você seja um instrumento sempre abençoado e iluminado por Deus a contribuir na formação de muitos e excelentes regentes e de muitos e excelentes cantores.
Estamos com saudades de você, de Jane, de Vinicius e de Sofia.
O nosso afetuoso abraço.
Orlânia
Vladimir,
Parabéns pelo blog. É fantástico ver o seu entusiasmo pela música, pela vida...todo sucesso do mundo.
Um grande abraço.
Bom demais saber que eu também faço parte de tudo isso.
Grande abraço!
Dayana.
Não tenho nem palavras...principalmente quando me lembro que fiz parte desse dia! Foi maravilhoso!!
São momentos como esses que nos faz ter orgulho de continuar nossa caminhada!!! Obrigada e parabéns pelo blog!!!
Liliane Amorim
Professor Vladimir, foi nas lives que você proporcionou como mediador, que conheci você e aos poucos fui me inteirando das contribuições que você já fez e ainda faz para o mundo da música. É uma honra conhecer você e seu trabalho ainda que virtualmente.
Essa pandemia nos trouxe oportunidades incríveis de conhecer pessoas das quais antes não conhecíamos e talvez levássemos anos e anos para conhecer. Que esse blog continue enriquecendo nossas vidas! Parabéns pela iniciativa! Abraços musicais!
Jocilene Ostemberg
Campo Grande/MS
Postar um comentário