quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lá vamos nós (e voz...)

É com grande alegria que o Coro de Câmara de Campina Grande lança o seu sítio (www.corodecamara.mus.br), apresentando um pouco da sua trajetória e das atividades que estão em andamento. A meta é estreitar os laços com aqueles que se interessam pelo canto coral e, mais especificamente, com o público que nos prestigia. Desde a sua fundação, o grupo tem se dedicado, quase que exclusivamente, à interpretação de repertório originalmente escrito para coro, resgatando peças importantes da literatura vocal brasileira, merecendo destaque, neste contexto, as obras de Reginaldo Carvalho, natural de Guarabira-PB.

O Coro de Câmara tem servido também como laboratório para alunos da graduação em Música que, em diversas ocasiões, atuam como regentes e/ou solistas. O trabalho de leitura e técnica vocal é baseado no repertório estudado, associando, desta forma, teoria e prática, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem se apresentado regularmente em diferentes eventos artísticos e culturais promovidos dentro e fora do estado da Paraíba, a exemplo do Festival de Inverno de Garanhuns e dos Festivais Internacionais de Música de Campina Grande,ocasiões nas quais teve a oportunidade de trabalhar sob a direção dos maestros norte-americanos Kenneth Fulton e Randall Hooper. Foi a partir destes contatos que o Coro recebeu o convite para realizar uma turnê na América do Norte, nos estados do Mississipi, Louisiana e Texas.


Como todo projeto pioneiro, as dificuldades foram múltiplas, o que nos levou a pensar, inicialmente, na inviabilidade do empreendimento em virtude dos altos custos envolvidos. No entanto, gradualmente, fomos encontrando soluções. Assim, o projeto ganhou força. Definimos o calendário da viagem, o repertório, as estratégias para aquisição dos passaportes e expedição do vistos, bem como a aquisição das passagens. Várias iniciativas foram postas em prática, incluindo a realização de feiras na periferia, feijoadas, venda de camisetas e concertos. Nesta caminhada, encontramos muitos braços amigos, sem os quais tudo teria sido muito mais árduo. O apoio da UEPB, UFCG, FURNe, Mississippi State University, Zachary United Methodist Church, Zachary Council of Arts, Zachary Community School Board, Louisiana State University e Texas A & M University (Commerce) foi determinante para a concretização deste intercâmbio que, indiscutivelmente, abre as portas do mundo para o Coro de Câmara.

Para todos aqueles que nos ajudaram, direta e/ou indiretamente, nosso muito obrigado. A partir do final deste mês, o grupo realiza uma série de concertos em diversos locais de Campina Grande e em outras cidades da Paraíba, dentre as quais Lagoa Seca, João Pessoa e Patos. Nestas apresentações, o Coro de Câmara mostra um pouco daquilo que está levando para os EUA, em novembro. Esperamos encontrá-los em algum momento desta caminhada para compartilhar a alegria que nos faz seguir adiante, acreditando no poder da amizade, do amor e do sonho.



Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário