sábado, 9 de junho de 2012

Mais um Festival

A Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande anunciam com grande alegria a realização do terceiro Festival Internacional de Música de Campina Grande, que este ano acontece de 2 a 7 de julho. O corpo docente, formado por profissionais de diferentes estados e países, conta com vários nomes, dentre os quais Nailson Simões (trompete), Wolfgang David (violino), Marcelo Jaffé (viola), Claudio Gonella (fagote), Kathy Price (canto) e Randall Hooper (regência).

O Festival é uma grande oportunidade de encontro, troca de experiências e saberes entre todos os participantes. É o espaço propício para a reflexão crítica, para repensar práticas e metodologias, redirecionar caminhos, renovar esperanças e ideais. Além dos tradicionais cursos, o evento oferece uma oficina de lutheria, voltada para a restauração e manutenção dos instrumentos de cordas friccionadas. A meta é estimular os jovens nesta área, oferecendo-lhes mais uma oportunidade de profissionalização. Para atender ao grande público, vários concertos serão realizados diariamente. Os concertos da tarde têm como alvo plateias específicas, dentre os quais os grupos da melhor idade e as crianças das escolas públicas e projetos sociais mantidos pela UEPB, UFCG, ONGs e Fundações. Ao entardecer, o Mosteiro das Clarissas abrirá suas portas para concertos temáticos, dentre os quais Uma Noite no Barroco, coordenado por Edmundo Hora, uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. À noite, no Teatro Municipal Severino Cabral, os músicos convidados interpretarão obras clássicas da literatura musical de diferentes períodos, autores e estilos. Para estimular a participação e a presença maciça da população, todos os concertos serão gratuitos.

Graças ao apoio da FUNARTE, do Ministério da Cultura e da Yamaha, assim como a colaboração da FURNe e do PaqTcPB, Campina Grande terá a chance de conhecer o trabalho de artistas novos e consagrados, a exemplo da renomada pianista Eudóxia de Barros. Além dela, o Quaternaglia Guitar Quartet, que comemora vinte anos de estrada; a Orquestra de Contrabaixos Tropical, liderada pelo francês Tibô Delor, que apresentará o show Carrancas Brasileiras; o Quinteto Sopro Novo Yamaha; e a ópera de câmara Domitila, do compositor João Guilherme Ripper, escrita para soprano, clarinete, violoncelo e piano. Este espetáculo foi agraciado com o Prêmio FUNARTE circuito de Música Clássica 2010, e apresentado no segundo semestre do mesmo ano nas cidades de Porto Alegre, Joinville, Cuiabá, Campo Grande e Dourados. 

A lista completa dos professores, cursos, programação, bem como outras informações sobre o evento, podem ser obtidas no site www.fimcg.art.br A Rainha da Borborema, a terra do maior São João do Mundo, está de braços abertos para recebê-los e acolhê-los, no frio da serra, com o calor da amizade, do amor e da música. Que venham todos, então, para mais um Festival.

Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com

2 comentários:

Ju Arauju disse...

ótimo post Vladimir... infelizmente nao poderei participar como aluna, mas certamente estarei prestigiando o evento. aguardo anciosamente ^^

António Jesus Batalha disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
É bom encontrarmos textos que fortalece a nossa fé e nos edifica. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que desenvolve aqui é muito edificante. Os dias que vivemos são de tribulação, lutas e resfriamento na fé, e de muitas heresias onde muitos se estão alimentando, de alimento não sólido e contaminado, por isso adoecem espiritualmente, e poucos se importam com isso. Sejam os meus amigos irmãos os vasos de livramento, para mostrar o grande amor de Jesus. Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Fico feliz quando encontro alguém que escreve com amor e dedicação. Aprendemos uns com os outros crescemos na graça no amor e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

Postar um comentário