segunda-feira, 15 de março de 2010

Festival Internacional de Música

O I Festival Internacional de Música de Campina Grande (http://www.fimcg.com/) ocorrerá no período de 31 de maio a 5 de junho, nas dependências do Centro de Convenções do Garden Hotel. O evento é uma realização conjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e conta com o apoio de empresas locais. O Festival, cujo foco é a música de câmara, tem como objetivo fortalecer intercâmbios e parcerias com instituições internacionais, assim como ampliar a visibilidade de Campina Grande no setor cultural, especialmente no campo da música. Durante o evento serão realizadas várias atividades, dentre as quais ensaios, masterclasses, palestras, concertos e exposição de instrumentos musicais. A nossa meta é estimular o surgimento de novos grupos musicais, favorecendo a expansão do mercado de trabalho para os profissionais da região.

O corpo docente será formado pelos seguintes professores: Violino - Profa. Victoria Stewart (Kean University); Prof. James Alexander (Nicholls State University); Viola - Profa. Adriana Linares (Venezuela); Violoncelo - Profa. Regina Mushabac (Baldwin-Wallace College); Flauta - Dr. Danilo Mezzadri (The University of Southern Mississippi); Oboé - Prof. James Ryon (Louisiana State University); Fagote - Prof. Gabriel Beavers (Louisiana State University); Clarinete - Dr. Johnson Machado (Universidade Federal de Goiás); Trombone - Dr. Radegundis Feitosa (Universidade Federal da Paraíba); Tuba - Dr. Joseph Skillen (Louisiana State University); Piano - Dra. Maria Di Cavalcanti (Universidade Federal de Campina Grande), Dra. Luciana Soares (Nicholls State University), Dra. Laurie Middaugh (University of Montevallo) e Dr. José Henrique Martins (Universidade Federal da Paraíba); Regência - Dr. Vladimir Silva (Universidade Federal de Campina Grande) e Dr. Gary Packwood (University of Montevallo); Contrabaixo - Dr. Anthony Scelba (Kean University); Compositor residente - Dr. Liduino Pitombeira (Universidade Federal de Campina Grande).

A seleção dos participantes levará em consideração o currículo e o perfil técnico e artístico dos interessados, que deverão enviar um DVD de um recital público no qual atuem como intérpretes. Os selecionados devem enviar o programa de música de câmara que desejam aprimorar durante o Festival. Este programa será executado ao longo do evento e/ou no concerto final, quando também serão apresentadas obras inéditas. Todos os detalhes do Festival, incluindo inscrição, hospedagem, transporte e valores, estarão disponíveis brevemente na internet.

Junho é a época ideal para visitar Campina Grande, tanto por conta do clima ameno da Serra quanto por conta do Maior São João do Mundo. Todos nós estamos envolvidos e engajados na realização deste evento, que promete ser uma referência importante para a cidade, o estado e a região, bem como na trajetória do nosso Curso de Licenciatura e Bacharelado em Música e Bacharelado em Produção Musical. Portanto, sejam todos bem-vindos.

Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)

3 comentários:

Marisa disse...

Querido Vlademir,
senti falta da flauta doce. Nosso departamento tem uma história muito rica com flauta doce. Não seria o caso de promover também cursos voltados para o seu ensino?
Outro coisa, sinto falta também de alternativas para o ensino da música nas escolas...Ex. Trabalhos com o corpo; com a flauta doce pedagógica; com o canto e brincadeiras cantadas...enfim, são muitas as possibilidades na área de educação musical que não estão incluidas no festival. Voces vão abrir espaço para pôster, comunicações? Acho que seria muito interessante,
Um abraço,
Marisa

Anônimo disse...

Ola querido parabens por tudo de bom que voce tem feito pela a música, vou aproveitar a sugestão da Marisa e dizer que seria muito bom que os professores do ensino médio e fundamental principalmente da rede pública trabalhassem mais com a música no plano pedagógico as aulas seriam bem mais agradáveis que bom que seria se os cânticos corais retomassem as atividades. No mais estou feliz com o teu regresso lembra de mim?

Alex Herculano disse...

Ola Vladimir.
Tecnica Vocal para interpretaçao de música cameristica seria muito interessante não achas?
Repertório para isto não falta.
Gostaria de receber material para divulgaçao.

MM. Alex Herculano de Araújo
Rua 01 - 305/ 202 Bl 6B
Dom Pedro = Manaus - Amazonas
Cep. 69040 - 080

Postar um comentário